Quadro do fundador Melo Uchoa de autoria de Pedro Luz
A cidade de Barra do Corda foi fundada em 3 de maio de 1835, por Manoel Rodrigues de Melo Uchôa, topógrafo e cartógrafo a serviço do governo do Maranhão, cuja missão era fazer o mapeamento geográfico e hidrográfico da região centro-sul, localizando as nascentes do rio Corda, mearim.
Saindo de São Luis, Melo Uchôa instalou-se em Pastos Bons onde, durante vários meses, passou a elaborar e desenvolver o planejamento da missão para chegar às nascentes dos rios, passando pelo povoado Leandro, hoje município de Fernando Falcão, chegando até formosa da Serra Negra, onde já sabia da existência das nascentes a serem catalogadas.
Desceu pelo rio Grajaú até entrar no rio Mearim e chegar ao porto da Sapucaia (hoje Balneário Guajajara).
Ao desembarcar, iniciou o trabalho de reconhecimento do lugar, onde hoje se localiza o centro da Barra do Corda.
Ao declarar fundada Barra do Corda, Melo Uchoa batizou-a primeiramente de Missões, depois Santa Cruz de Barra do Corda, porque 3 de maio é o dia da Santa Cruz. Em seguida, Barra do Rio das Cordas e, finalmente Barra do Corda. O nome "Corda" é em razão do rio Corda então conhecido rio "Capim", no qual existiam muitos cipós que se enrolavam em forma de corda, dai o nome rio Corda. (Barra vem da tonalidade barrenta provocada pelo encontro dos rios).